10 exames médicos fundamentais para idosos

By 7 de março de 2022Bem-estar, Medicina
Aluguel 2

Em qualquer idade a saúde não é um tema para brincadeiras. Se alimentar bem, fazer exercícios físicos e consultar o médico frequentemente são ações muito recomendáveis para todas as faixas etárias. Quando o tema é terceira idade, a recomendação se torna quase uma obrigação. Então, se você chegou na melhor idade ou é responsável por um idoso, confira os principais exames médicos que devem ser feitos para detectar possíveis problemas com antecedência e evitar complicações.

 

– Exames de sangue

Por meio do hemograma, é possível identificar uma série de aspectos sobre a saúde do paciente. O exame aponta a possibilidade de anemia, indica o nível de colesterol, avalia a quantidade de glóbulos branco e o perfil lipídico, que revela se há risco para AVC e hipertensão. O exame de sangue deve ser realizado anualmente a partir dos 60 anos.

 

– Exames hormonais/TSH

Medir o nível do hormônio da tireoide é uma maneira eficiente de diagnosticar hipo ou hipertireoidismo. Deve ser feito anualmente a partir dos 60 anos de idade.

 

– Colonoscopia

O exame identifica lesões que precedem o câncer de intestino. Deve ser realizado a cada 10 anos a partir dos 50 anos de idade.

 

– Eletrocardiograma

É capaz de detectar obstrução nas artérias e arritmias cardíacas. Também é recomendado o teste ergométrico para saber se há baixa irrigação sanguínea no coração. O eletro é indicado logo que o paciente começa a se consultar com um geriatra, para que o especialista tenha condição de comparar os quadros conforme o tempo passa.

 

– Radiografia de tórax

Permite o rastreamento de câncer no pulmão além de início de pneumonia. É  um exame fundamental, especialmente para fumantes.

 

– Densitometria óssea

O exame é fundamental para medir a densidade dos ossos e detectar a perda de massa óssea. As mulheres devem fazer o procedimento assim que atingir a menopausa, enquanto aos homens é indicado a partir dos 60 anos de idade.

 

– Ultrassom de abdômen

Importante para detectar aneurisma de aorta. Para homens fumantes, o primeiro exame deve ser feito a partir dos 50 anos, para outros grupos, apenas sob orientação médica. O paciente só precisa voltar a realizar o exame no caso da identificação de algum problema na artéria.

 

– Mamografia

É indicada para mulheres a partir dos 35 anos de idade e deve ser realizada pelo menos uma vez a cada 5 anos. O exame é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.

 

– Toque retal

Alvo de preconceito de muitos homens, o procedimento identifica anomalias como o câncer na próstata. O primeiro exame deve ser feito após os 40 anos e, a partir dos 50, anualmente.

 

– Exames de Ureia e creatinina

Verificação das funções renais e possíveis alterações, como a insuficiência renal. A partir dos 60 anos de idade, deve ser realizado anualmente.

Aluguel

Leave a Reply