5 Chás Benéficos para Idosos

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Os chás são conhecidos há milênios por suas propriedades curativas e terapêuticas. Usados por diversos povos e culturas, eles se consagraram com uma bebida medicinal, sendo mais tarde confirmado pela ciência que os diversos tipos de chás realmente trazem consigo propriedades benéficas ao corpo humano. E para os idosos os chás também servem como aliados, não só para fortalecerem o organismo, como também para ajudarem a relaxar e a dormir bem. Quem não gosta de uma gostosa xícara de chá quentinha? Por isso, selecionamos 5 tipos de chá e contamos quais os benefícios deles para quem está na melhor idade.

Chá verde substitui o café?

Um dos mais populares entre os chás, tem diversas propriedades que podem ser benéficas aos idosos. Por ter antioxidantes, a bebida ajuda a combater o envelhecimento celular, além de reduzir o colesterol ruim, protegendo o coração. As duas únicas desvantagens são que o gosto desse chá é bastante amargo, não sendo ideal para os paladares mais sensíveis. O chá também possui uma quantidade significativa de cafeína, o que deve ser levado em consideração para o consumo moderado da bebida.

Hibisco é bom para que?

O chá de hibisco também entra como um conhecido aliado da terceira idade. Além das ações antioxidantes, como as do chá verde, o chá possui propriedades que ajudam a diminuir a transformação de amido em açúcar e protege o coração, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom. Ele também tem efeito diurético, que auxilia pessoas com retenção de líquidos e ajuda a diminuir a pressão arterial. Todas essas propriedades vêm em um chá com gosto suave que é mais fácil de ingerir do que o amargo chá verde.

Camomila: para que serve?

O chá de camomila é um dos queridinhos de todas as idades. E não é à toa, pois tem inúmeras propriedades medicinais e terapêuticas comprovadas pela ciência. Sua principal função é o relaxamento, tanto dos músculos, quanto da mente. Por isso, o chá de camomila pode auxiliar os idosos que sofrem de insônia a terem uma noite de sono tranquila. Ele também tem propriedades para aliviar o sistema gastrointestinal, ajudando a aliviar as cólicas, incluindo as menstruais. Além desses e outros benefícios, o chá de camomila tem um gosto suave e agradável, além de um cheirinho especial que acalma e prepara para uma boa noite de sono.

Chá de gengibre

O gengibre é muito famoso por suas propriedades medicinais, conhecidas há mais de 5 mil anos na cultura asiática. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a proteger o corpo e fortalecer a imunidade, além de reduzirem as dores musculares. Ele também ajuda a absorver nutrientes essenciais para a saúde e para o alívio do estresse. Seu gosto e aromas são bem característicos e podem agradar ou não, mas ele com certeza vai melhorar sua saúde, principalmente durante o inverno (e o cheirinho lembra as deliciosas festas juninas).

Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira é muito fácil de plantar e manter no jardim e pode trazer muitos benefícios para a saúde quando ingerida na forma de chás. Ela melhora a qualidade do sono e ajuda a controlar os distúrbios gastrointestinais, além de controlar e combates a produção de gases. Alivia cólicas menstruais, intestinais e ainda previne distúrbios nos rins. Se já não fosse suficiente, ainda promove alívio e tranquilidade.

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