Como tornar o banheiro mais seguro para idosos

By 1 de novembro de 2021Bem-estar, Produtos, Saúde
cadeira de banho
Aluguel 2

Você sabe como adaptar seu banheiro para idosos? Por ser um ambiente naturalmente escorregadio e úmido, o banheiro é um dos cômodos que mais merecem atenção quando o assunto é segurança. Na residência de pessoas idosas, a regra é adaptar os espaços a fim de prevenir acidentes e aumentar a autonomia dos moradores. Veja algumas simples mudanças que podem ser feitas!

Instale barras de apoio

As barras de apoio são itens indispensáveis para os banheiros, pois são elas que garantem a estabilidade do indivíduo ao se movimentar. Elas devem ser instaladas ao lado do vaso sanitário e também dentro do box, já que essas regiões do cômodo são as mais utilizadas – e as mais perigosas para quedas. Se possível, coloque, também, barras em paredes vazias que interligam a passagem entre esses dois pontos do banheiro.

Aposte em uma cadeira de banho

Além de proporcionar um maior conforto, a cadeira também facilita o banho e o torna mais seguro. Como o box é um local escorregadio, quedas são muito frequentes no recinto. A cadeira de banho é ideal tanto para idosos, para prevenir acidentes, como para pessoas com mobilidade reduzida, pois garantem a independência e também autonomia para realizar algumas tarefas rotineiras.

Invista em pisos antiderrapantes

Como o chão do banheiro frequentemente está molhado, o ideal é apostar em pisos que sejam antiderrapantes, que proporcionam uma maior estabilidade e evitam os riscos de queda. Além de possuírem essas características, é indicado investir em pisos de cores diferentes dos azulejos e dos outros elementos do banheiro para facilitar a visão.

Prefira um box em vez de banheiras

As banheiras exigem um grande esforço físico e não são indicadas para quem tem algum tipo de dificuldade para se locomover. Por isso, caso o cômodo possua uma banheira, o ideal é remover o item e substituí-lo por um box bem espaçoso, de preferência com barras de apoio e com área suficiente para abrigar uma cadeira de banho.

Providencie um sistema de alarme

Se possível, para garantir um total suporte e segurança, instale um sistema de alarme dentro do banheiro. Dessa forma, caso haja algum acidente ou imprevisto, o indivíduo conseguirá chamar por ajuda sem precisar se esforçar muito.

Aluguel 5

Leave a Reply