Melhores alimentos para quem está na Menopausa

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A menopausa é um momento inevitável. Em média, ela aparece entre os 45 e 55 anos, quando se encerram os ciclos menstruais e ovulatórios. Nesse período, o organismo feminino passa por diversas transformações, pois deixa de produzir os hormônios femininos estrogênio e a progesterona. Essa fase gera uma série de sintomas e também pode agravar ou aumentar a possibilidade do surgimento de diversas doenças.

Mesmo assim, não há o que temer nessa fase forem tomados os devidos cuidados com a saúde, fazendo visitas frequentes ao seu médico ginecologista e melhorando seus hábitos, através da alimentação adequada e exercícios físicos. Conheça cinco alimentos que ajudam a aliviar alguns dos sintomas da menopausa:

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Soja para menopausa

A soja é um alimento rico em isoflavona, que age como um substituto do estrogênio e pode reduzir uma das grandes vilãs do período: as ondas de calor. Estudos publicados pela Associação Norte Americana de Menopausa indicam que a ingestão de 54mg de isoflavona por dia, com uma frequência de pelo menos seis semanas, reduz as ondas de calor em 20% na frequência e 26% na intensidade, além de reduzir também a irritação e a insônia.

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Leite e derivados para quem está na menopausa

Nessa fase, é possível que exista um aumento das chances de osteoporose nas mulheres, então é essencial alimentar-se de alimentos ricos em Cálcio, como leite e seus derivados. Outros alimentos também podem ser uma opção, mas é importante evitar o consumo de alimentos ricos em cafeína ou ferro na mesma refeição, pois eles dificultam a absorção do Cálcio.

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Peixes de água fria

Salmão e sardinha são alimentos ricos em cálcio, com a vantagem de também serem fonte de vitamina D, que ajuda na sua absorção. Eles também são uma excelente fonte de magnésio, que pode ajudar a diminuir a irritação nesse período.

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Castanhas e oleaginosas

Assim como o salmão, as castanhas e outras oleaginosas também são fonte de magnésio e Cálcio, além de aumentarem a imunidade e diminuírem o envelhecimento das células pelos efeitos antioxidantes do Zinco.

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Evite o Sódio

Sódio em excesso traz diversos problemas de saúde, como aumento da pressão arterial. Evitar o seu consumo em excesso pode ajudar a controlar a pressão e diminuir o inchaço do corpo, pela retenção de líquidos. Use menos sal no preparo dos alimentos e evite produtos industrializados ou em conserva, que geralmente tem grandes quantidades de sódio.

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