Cadeira de rodas rígida ou dobrável: qual é a melhor opção para você?

By 21 de março de 2022Bem-estar
Aluguel 2

Um dos pontos que geram mais dúvidas antes de comprar uma cadeira de rodas é sobre qual tipo é melhor: dobrável ou rígida? Para resolver essa questão, ou ao menos deixar a escolha mais fácil, é preciso responder outras perguntas.

 

Dobráveis são realmente mais fáceis de transportar?

A principal vantagem da cadeira de rodas dobrável é, na teoria, ser muito mais simples de se carregar do que as rígidas. No entanto, redução de peso, encostos dobráveis e a possibilidade de remover as rodas permitiram que a cadeira rígida também se tornasse muito simples de ser transportada.

Então, é possível concluir que ambos os tipos possuem facilidade para serem transportados, desde que sejam de modelos mais modernos.

 

Dobráveis possuem mais acessórios?

Sim. De fato, quem possui uma cadeira dobrável pode contar com mais acessórios como braços grandes e apoios de pé com regulagem. Entretanto, é comum ouvir que muitos dos acessórios acabam sendo subutilizados ou mesmo ignorados pelos usuários. Atualmente, as cadeiras rígidas também oferecem boas possibilidades nessa linha, então a vantagem da dobrável nesse aspecto também não é tão grande.

 

Rígidas rodam melhor?

Ano após ano, as marcas investem na portabilidade das cadeiras e promovem melhoras em seus modelos. A vantagem das rígidas nesse sentido é que a energia aplicada é mais bem aproveitada na comparação com a dobrável. Nesta, perde-se um pouco de eficiência entre os componentes que integram a dobra e também em consequência do desenho do quadro. Então, o mais importante é justamente a opinião do cadeirante quando questionado se essa perda de energia realmente faz diferença no dia a dia.

 

Por fim, qual é melhor?

Antes de tudo, é preciso ressaltar que o mais importante é ter um equipamento prescrito dentro de suas medidas e necessidades, independentemente de ser dobrável ou rígido. Apesar de cada cadeira apresentar um tipo de vantagem, apenas o próprio usuário é capaz de dizer em qual se adaptou melhor e o motivo.

O fato é que a evolução da tecnologia trouxe, e continuará trazendo, benefícios para ambos os tipos de cadeira de rodas. Então, o recomendável é escolher o tipo e, em seguida, o modelo que mais agradar ao cadeirante e lhe der mais confiança e independência.

Aluguel 4

Leave a Reply