Crioterapia e termoterapia: saiba a diferença

By 12 de julho de 2021Medicina, Saúde
Aluguel 3

Muitas dúvidas podem surgir quanto ao melhor momento para tratar lesões com gelo (crioterapia) ou com calor (termoterapia). Em resumo, o primeiro é benéfico para traumas, ferimentos e lesões agudas, enquanto o segundo é mais indicado para contraturas, lesões musculares e, às vezes, lesões crônicas. Confira abaixo quando cada terapia é recomendada e quando não dever ser utilizadas, de acordo com texto da Dra. Ana Paula Simões veiculado pelo globoesporte.com.

O que é a Crioterapia?

Utilizado usualmente para lesões agudas e pós-exercícios, o tratamento com gelo é recomendado em caso de inflamação dos tecidos dos órgãos e pele. A crioterapia ajuda a controlar a dor da inflamação e previne que o processo inflamatório ocorra de maneira exagerada.

O que é a Termoterapia?

Muito utilizado em  lesões crônicas, o tratamento com o calor é recomendado principalmente para o caso de dores musculares. A termoterapia ajuda a aliviar desconfortos de espasmos musculares, pontos de gatilho e estresse psicológico (que é um fator considerável em muitas situações de dor).

Quando não utilizar

Em geral, o gelo pode piorar os espasmos musculares e o calor pode ser prejudicial em caso de inflamações. Ou seja, ambos são capazes de ocasionar danos leves quando utilizados de maneira equivocada ou durante muito tempo.

Adicionar mais calor em um local inflamado tem tudo para deixá-lo ainda mais inchado, já que a circulação se tornará mais aberta e mais sangue vai chegar ao local. O resultado será a pessoa sentir ainda mais dor.

Colocar gelo em dores musculares também pode tornar a contratura pior. O tratamento gelado tem potencial para agravar pontos de gatilho e espasmos musculares. Ao fazer o músculo se contrair, o gelo proporciona dores ainda mais agudas.

Tratamentos benéficos

Apesar de não ter uma grande base científica, diversos estudos apontam que o tratamento com gelo e o com água quente trazem benefícios ao corpo e têm sua eficácia avaliada em nível equivalente. Porém, se mesmo após o uso da crioterapia e termoterapia as dores continuarem, o ideal é buscar uma avaliação médica.

Gostou das nossas dicas? Veja mais no Blog Alugamed!

Aluguel

Leave a Reply