Cuidados com a alimentação na melhor idade

By 28 de fevereiro de 2022Alimentação, Bem-estar
Aluguel 4

Quando se tem uma pessoa da melhor idade em casa, muitos aspectos devem ser reavaliados. Desde a compra de produtos para o bem-estar do idoso até horários em que os moradores podem ficar em casa, cada detalhe é importante para um cuidado adequado. Entre as principais responsabilidades de quem vai tomar conta de alguém da terceira idade, está a alimentação.

Este tópico exige uma série de preocupações específicas que impactarão diretamente a saúde e o bem-estar do idoso. Portanto, deve ser levado muito a sério. Esteja sempre atualizado sobre o assunto e, junto com um médico ou nutricionista, elabore uma dieta eficiente para seu ente querido.

A quantidade correta deve ser respeitada

O primeiro passo é a realização de ao menos três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e mais dois lanches saudáveis durante o dia. É importante comer sem pressa, mastigar bem cada alimento e não pular as refeições. No caso de dificuldade para mastigar, dê preferência para comidas picadas, moídas, amassadas, desfiadas, raladas ou batidas no liquidificador.

Leve à mesa apenas alimentos saudáveis

Alguns alimentos devem ser valorizados quando se chega na melhor idade. Entre eles, se destacam cereais, legumes, frutas e verduras. Insira produtos desses grupos diariamente no cardápio. A combinação arroz com feijão também deve continuar presente na mesa dos idosos por, no mínimo, cinco vezes por semana. O famoso prato brasileiro complementado com uma porção de carne, frango ou peixe (todos sem gordura) garante a energia para as tarefas do dia a dia.

Evite o que faz mal

Muitos alimentos devem ser evitados ou consumidos em baixa quantidade desde quando se é criança. Ao alcançar a terceira idade, a dieta deve ser ainda mais rígida. Gorduras em geral, sal em excesso, produtos industrializados (bolos, biscoitos recheados, refrigerantes, "sucos de caixinha"), conservantes, corantes e açúcares são alguns dos principais vilões para essa faixa etária. Sempre dê preferência por produtos integrais ou em sua forma natural. Bebidas alcoólicas também devem ficar de fora do cardápio. Elas agem no medicamento e podem diminuir a eficiência do tratamento. Além disso, o álcool possui grande quantidade de calorias, prejudicando o metabolismo do idoso, que passa a trabalhar mais lentamente.

A importância da água

Na terceira idade, é comum que ocorra mudanças nos mecanismos corporais de controle de água, por isso o consumo de dois litros da bebida diariamente é fundamental para evitar a desidratação. Sucos naturais também são boas opções para se manter saudável.

Aluguel

Leave a Reply